domingo, 12 de junho de 2011

Palmeiras!!!

Nome Científico: Dypsis lutescens
Família: Arecaceae
Ciclo de Vida: Perene

A palmeira-areca é umas das palmeiras mais populares do mundo, tanto no jardim quanto na decoração de interiores. De estipes múltiplos, chega a ser muito entouceirada. Os estipes são elegantes, anelados, com bainhas de coloração verde-esbranquiçada a amarelada. As folhas são grandes, verdes, recurvadas, compostas por 20 a 50 pares de folíolos, com pecíolos e ráquis amarelados. As inflorescências são ramificadas, com numerosas e pequenas flores de cor branco-creme, perfumadas. Os frutos são verde-amarelados e tornam-se arroxeados quando maduros.
Em comparação com outras palmeiras, a areca-bambú apresenta rápido crescimento. Ela pode ser conduzida de duas formas: com porte arbustivo (com muitos caules - atinge até 3 metros) ou arbóreo (com poucos caules - atinge até 9 metros). O porte arbustivo é natural, isto é, não é necessário nenhum tipo de manejo para que a planta fique entouceirada. Já o porte arbóreo, é conseguido através da poda dos estipes excedentes pela base. Esta poda deve ser realizada continuamente, sempre que surgirem novas brotações, para que os estipes selecionados ganhem vigor e se sobressaiam.


 


Nome Científico: Cycas revoluta
Família: Cicadaceae
Ciclo de Vida: Perene

Vedete dos jardins contemporâneos e tropicais, a cica se parece com uma palmeira. Suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, compostos por folíolos pontiagudos. A planta tem crescimento bastante lento, o que a torna muito valorizada no mercado. Ela multiplica-se pelas sementes formadas no ápice, mas principalmente pelas brotações laterais que surgem na planta adulta. Vai bem como planta isolada e em conjuntos no jardim ou em vasos.
Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em terra de jardim enriquecida com composto orgânico e areia, formando uma mistura leve e permeável.


 

Nome Científico: Dypsis decary
Família: Cicadaceae
Ciclo de Vida: Perene

Palmeira de ocorrência natural em Madagascar. Altura máxima do caule em torno de 6 m. Suas folhas são distribuídas em três direções distintas, daí o seu nome popular. Apresenta frutos arredondados, de cor amarelo-esbranquiçado quando maduros.É indicado para áreas de praças, parques e canteiros, onde pode desenvolver-se com todo o seu esplendor.


 
Nome Científico: Bismárckia nóbilis
Família: Cicadaceae
Ciclo de Vida: Perene

A Palmeira Azul, também chamada de Bismarkia ou Bismarchia, é uma palmeira originária de Madagascar utilizada geralmente para decoração de grandes jardins graças as formações simétricas de suas enormes folhas de cor levemente azulada ou esverdeada (dependendo da variação).
É importante para a Bismarckia que seu solo possua uma boa drenagem e nutrientes suficientes para seu crescimento, isso pode ser obtido através da mistura de areia grossa e fertilizante orgânico.

 

Nome Científico: Phoenix roebelenii
Família: Arecaceae
Ciclo de Vida: Perene
Palmeira ereta, de tronco simples, fina e elegante, por vezes se estreitando na base. O crescimento é lento, atingindo de 2 a 4 metros de altura e diâmetro do tronco em torno de 15 a 20cm, razão pela qual muitos a chamam de mini-palmeira. Planta dióica. Reproduz-se por sementes que a planta feminina produz. Suas flores são amarelas e frutos vinho-escuros que são apreciados pelos pássaros. As folhas são compostas pinadas de um verde escuro brilhante e seu tamanho fica em torno de 1 metro a 1 metro e meio de comprimento e os segmentos por volta de 20 centímetros em plano único.
Prefere sol pleno, mas pode ser cultivada à meia-sombra e até em interiores bem iluminados, inclusive em vasos. Resiste ao frio e é freqüentemente encontrada em jardins do Brasil e em decoração de interiores. Planta tipicamente tropical e muito graciosa, valoriza projetos paisagísticos de diversos estilos, como o tropical, oriental, indiano e contemporâneo.



Nome científico: Rhapis sp

Família: Palmae.
Ciclo: Perene

A Palmeira Ráfis é uma palmeira muito usada no mundo todo, principalmente plantada em vasos, para a decoração de interiores, mas no Brasil também é amplamente usada em jardins. Fica com 2 a 4 m de altura, com vários troncos finos, revestidos com fibras espessas, com aspecto muito interessante.Possui um crescimento relativamente lento. É adequada para cultivo em vasos destinados a interiores iluminados, para cultivo em touceiras isoladas ou formando grupos, a pleno sol ou meia-sombra, com terra fertilizada e de boa drenagem.






Nome cientifico: Lactania livistonia chinensis
Família: Palmae


Palmeira natural da China e Ilhas do Sul do Japão, cultivada no Brasil em parques e jardins. Altura máxima do caule em torno de 15 m. Apresenta folhas em leque com espinhos nas margens e frutos ovalados de cor verde-azulados. A espécie é largamente cultivada em regiões tropicais, tendo sido pioneira no cultivo em vasos. É muito frequente no paisagismo de parques e jardins, como planta isolada, em grupos ou fileiras.Frutifica nos meses de junho até outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário